Sentir-se inchada, como se estivesse retendo líquidos é muito comum entre as mulheres. A alimentação pode ser uma grande aliada para aliviar esse sintoma. Mas antes vamos entender o que é essa retenção.

O corpo humano é composto por aproximadamente 70% de água e em algumas situações, o organismo retém água em excesso, resultando em edemas. O sistema linfático é o responsável por levar esse excedente de fluidos dos tecidos e órgãos para o sangue, e falhas neste sistema pode resultar na retenção de líquidos. A rede de vasos que compõe o sistema linfático, apresenta chegada dos fluidos dos tecidos, mais intenso do que de saída. Desta forma, há excesso de líquido no espaço entre as células, que é, então, reabsorvido pelos capilares linfáticos. Quando esse mecanismo natural do organismo está sobrecarregado por causa de decorrentes fatores externos, a água localizada no interstício aumenta, resultando em retenção de líquidos.

A retenção de líquidos na fase pré-menstrual é também bastante comum e é causada pela mudança hormonal durante o ciclo menstrual. Alterações em outros hormônios também podem estar associadas à retenção de líquidos, com a insulina, cortisol, estrogênio e progesterona.

Fora do período menstrual, as causas dessa retenção de líquidos podem ser diversas:

– Ingestão de sódio e açúcar em excesso na alimentação.

– Estresse.

– Sedentarismo.

– Problemas renais, cardíacos ou hepáticos.

– Hipotiroidismo.

– Gestação.

E quais são os sinais de retenção de líquidos? Entre eles, podemos destacar:

Aumento de peso observado na balança ao final do dia.

– Mãos, pés, tornozelos e pernas inchados.

– Marcas de pressão no corpo, causados por meias, calça jeans e sapatos.

– Sensação de peso nas pernas, principalmente ao final do dia.  

É possível evitar esse problema e caso ele já ocorra, você pode amenizar o sintoma através de condutas simples, mas muito eficientes:

  1. Diminua o consumo de produtos industrializados, molhos prontos, temperos prontos, refrigerantes, embutidos e carnes processadas.
  2. Reduza o sal adicionado na comida.
  3. Aumente a ingestão de alimentos ricos em magnésio: oleaginosas, grãos, banana, abacate, tofu, verduras verdes escuras, semente de girassol e de abóbora.
  4. Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio: banana, água de coco, beterraba, frutas secas, batata doce, kiwi, laranja, melão, mamão, uva.
  5. Pratique exercícios físicos.
  6. Tome chás com propriedades diuréticas, entre eles o chá verde, hibisco, cavalinha e dente de leão.
  7. Consuma frutas e vegetais que ajudam a eliminar o excesso de líquidos: melancia, abacaxi, melão, maçã, pera, pepino, gengibre, salsinha, salsão.
  8. Evite o consumo de carboidratos refinados como o próprio açúcar e as farinhas brancas.
  9. Beba muito água. Faça o cálculo de mais ou menos 35ml por kg de peso corporal.
  10. Na minha opinião a drenagem linfática deveria fazer parte da vida de todas as mulheres, além de ajudar muito a desinchar, é uma forma deliciosa de relaxar.

Na hora de preparar suas refeições utilize as ervas e especiarias para dar sabor a comida e reduzir o sal. Vou deixar aqui duas receitinhas de temperos naturais para você usar na hora de cozinhar os alimentos:

TEMPERO FUNCIONAL:

INGREDIENTES:

  • 1 col. sopa de hortelã desidratada
  • 1 col. sopa de sálvia desidratada
  • ½  pacote de alecrim desidratado
  • 1 pacote de alho desidratado
  • 1 pacote de cebola desidratada
  • 2 pacotes de orégano
  • 1 pacote de açafrão da terra(cúrcuma)
  • 1 colher de sopa de pimenta
  • 1 pacote de cheiro verde desidratado
  • 1 pacote de cebolinha desidratada
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • ½  pacote de louro

MODO DE PREPARO: Colocar os ingredientes aos poucos no liquidificador e bater. Armazenar em pote de vidro em local seco. Não guardar na geladeira.

SAL DE ERVAS

INGREDIENTES:

  • 1 col. sopa de manjericão desidratado
  • 1 col. sopa de salsa desidratada
  • ½ col. sopa de tomilho desidratado
  • 1 col. sopa de orégano
  •  1 col. sopa de sal marinho

MODO DE PREPARO Misturar todas as ervas e guardar em um pode de vidro em local seco. Utilizar como substituto do sal em preparações.  

Com todos esses cuidados, com certeza você notará a melhora dessa retenção de líquidos que incomoda bastante, principalmente nós mulheres!


0 thoughts on “O que fazer para solucionar a retenção de líquidos?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Nutrição

O QUE É A NUTRIÇÃO FUNCIONAL?

Em posts anteriores que falei sobre a obesidade citei várias vezes a Nutrição Funcional como aliada à nossa saúde. Mas afinal, o que ela é? Vamos entender um pouco sobre essa área da nutrição que Read more...

Bem Estar

O QUE COMER NO HOME OFFICE

A rotina mudou, o trabalho em home office é realidade para grande parte das pessoas que trabalham no mundo corporativo. Os horários estão apertados entre uma reunião e outra, e nem mesmo o fato de Read more...

Bem Estar

COMO ANDA SEU INTESTINO? A SUA SAÚDE DEPENDE DELE!

O cuidado com a nossa saúde envolve o equilíbrio do organismo como um todo, e para isso muitos fatores estão envolvidos, entre eles: saúde física, qualidade de vida, saúde emocional e fornecimento adequado de nutrientes Read more...