As mulheres durante o período pré-menstrual costumam comer mais por alguns motivos, entre eles, o aumento do apetite e a redução da saciedade. Isso acontece principalmente por causa da queda do estrogênio e aumento da progesterona. Mas outros hormônios e neurotransmissores também são afetados, a leptina (hormônio da saciedade) reduz e a grelina (hormônio da fome) aumenta. Além disso o esvaziamento gástrico neste período é mais rápido, fazendo com a fome apareça com maior frequência. Há algumas estratégias que podem ser feitas, e que, com certeza ajudarão a reduzir essa fome (quase que incontrolável) e aumentarão a saciedade. Vamos lá, são bem práticas:

  1. Aumente o consumo de proteínas: carnes em geral, leite e derivados, ovos, grãos.
  2. A gordura com maior poder de saciedade é o TCM (triglicerídeo de cadeia média). Existe na forma de suplemento, mas podemos encontrar principalmente no coco e no óleo de coco. O azeite de oliva também pode ser um aliado, por ser rico em gorduras monoinsaturadas, mas sem exageros, claro!
  3. Consuma mais fibras: verduras, legumes, frutas, cereais integrais, grãos. As fibras são essenciais para aumentar a saciedade e fazer o intestino funcionar direitinho.
  4. Mastigue!!! Sem uma mastigação adequada é impossível sentir-se satisfeita. Quando comemos rápido, o cérebro não tem tempo de entender que já podemos parar de comer.

Há também alguns fitoterápicos que podem contribuir, entre eles a Gymnena sislvestre, o Crocus sativos e a Garcinia Camboja. Mas precisam de prescrição de nutricionista.

A alimentação adequada, com estratégias bem colocadas, pode ser realmente uma grande aliada para as mulheres neste período “tenebroso” da TPM.


0 thoughts on “ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A FOME NA TPM”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Alimentos

TIRE O AÇÚCAR DA SUA VIDA

Tire o açúcar da sua vida e se beneficie com saúde e perda de peso!

Bem Estar

A RELAÇÃO DAS EMOÇÕES COM A COMIDA

É muito comum relacionarmos nossas emoções com a comida. Aprendemos isso desde bebês, que a comida é um conforto. Nossas mães através do leite materno ou da mamadeira já nos mostravam isso, assim como nossas Read more...

Emagrecimento

DIETA CETOGÊNICA PARA A OBESIDADE: AMIGA OU INIMIGA?

Muito se fala atualmente em dietas com baixo teor de carboidratos. Durante os meus estudos sobre o assunto separei uma revisão bibliográfica sobre a dieta cetogênica, usada há muitos anos para alguns problemas de saúde Read more...