As mulheres durante o período pré-menstrual costumam comer mais por alguns motivos, entre eles, o aumento do apetite e a redução da saciedade. Isso acontece principalmente por causa da queda do estrogênio e aumento da progesterona. Mas outros hormônios e neurotransmissores também são afetados, a leptina (hormônio da saciedade) reduz e a grelina (hormônio da fome) aumenta. Além disso o esvaziamento gástrico neste período é mais rápido, fazendo com a fome apareça com maior frequência. Há algumas estratégias que podem ser feitas, e que, com certeza ajudarão a reduzir essa fome (quase que incontrolável) e aumentarão a saciedade. Vamos lá, são bem práticas:

  1. Aumente o consumo de proteínas: carnes em geral, leite e derivados, ovos, grãos.
  2. A gordura com maior poder de saciedade é o TCM (triglicerídeo de cadeia média). Existe na forma de suplemento, mas podemos encontrar principalmente no coco e no óleo de coco. O azeite de oliva também pode ser um aliado, por ser rico em gorduras monoinsaturadas, mas sem exageros, claro!
  3. Consuma mais fibras: verduras, legumes, frutas, cereais integrais, grãos. As fibras são essenciais para aumentar a saciedade e fazer o intestino funcionar direitinho.
  4. Mastigue!!! Sem uma mastigação adequada é impossível sentir-se satisfeita. Quando comemos rápido, o cérebro não tem tempo de entender que já podemos parar de comer.

Há também alguns fitoterápicos que podem contribuir, entre eles a Gymnena sislvestre, o Crocus sativos e a Garcinia Camboja. Mas precisam de prescrição de nutricionista.

A alimentação adequada, com estratégias bem colocadas, pode ser realmente uma grande aliada para as mulheres neste período “tenebroso” da TPM.


0 thoughts on “ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A FOME NA TPM”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Bem Estar

PRECISAMOS TER MEDO DO SAL?

O sal sempre é polêmico. Será que precisamos ter medo dele? Já te respondo que não, o problema é o excesso (como sempre). A recomendação do seu consumo é de no máximo 5g ao dia Read more...

Bem Estar

O QUE COMER NO HOME OFFICE

A rotina mudou, o trabalho em home office é realidade para grande parte das pessoas que trabalham no mundo corporativo. Os horários estão apertados entre uma reunião e outra, e nem mesmo o fato de Read more...

Bem Estar

A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Muitas dúvidas surgem quando falamos sobre o acompanhamento nutricional, sobre a consulta com um nutricionista… será uma dieta? Vou ter que pesar tudo o que como? Terei que deixar de comer aquilo que gosto? Hoje Read more...