É muito comum relacionarmos nossas emoções com a comida. Aprendemos isso desde bebês, que a comida é um conforto. Nossas mães através do leite materno ou da mamadeira já nos mostravam isso, assim como nossas avós que fazem aquele prato preferido para nós. Tudo envolve comida! Comemos porque estamos tristes, ansiosos, nervosos. Comemos porque estamos felizes, para comemorar algo bom que aconteceu. Isso não é ruim, desde que seja controlável. Não há problema em comer algo gostoso, que você realmente queira, para confortar ou comemorar algum fato ou situação. Isto se torna um problema quando vira uma necessidade, algo que não conseguimos controlar.
Cada pessoa tem a sua válvula de escape: tem gente que compra, outras fumam, ou bebem, algumas fazem exercícios em excesso e a grande maioria, COME! Tudo em excesso, que vira uma necessidade incontrolável, nos traz consequências. No caso da comida, prejudica nossa saúde, nos fazendo ganhar peso e até mesmo desenvolver doenças graves.
A ajuda profissional é NECESSÁRIA! Não só de um nutricionista, mas também de um psicólogo, de um médico. O problema não está no estômago e sim na mente, e até mesmo no “coração”, porque envolve sentimentos.
O interessante, é que, muitas pessoas já fazem terapia, mas nunca falaram sobre esse assunto durante as sessões. Provavelmente porque tudo que nos conforta temos medo de perder. E se “alguém” quiser tirar esse conforto, a maioria foge…
Mas é preciso trabalhar isso! Tem que ir direto na causa e não tratar somente os sintomas. Se a causa é a mente, os sentimentos, as emoções tem que tratar o psicológico!
Pense nisso… quais são os buracos que você quer tampar com a comida? Você vai resolver seus problemas comendo cada vez mais? Claro que não!! Então, trate a causa, com a ajuda de um profissional adequado e capacitado!
Eu gostaria que você refletisse: como é a sua relação com a comida É saudável? Ou é descontrolada?
Se é saudável, parabéns! Se não é, procure ajuda!
0 thoughts on “A RELAÇÃO DAS EMOÇÕES COM A COMIDA”