Quem já ouviu essas duas palavras: prebioticos e probióticos? Dá para se confundir. Estou aqui para tirar algumas dúvidas sobre o que são e qual a melhor forma de obter os benefícios deles.

Temos mais bactérias maléficas e benéficas no intestino que células no corpo. Por isso os prebióticos e os probióticos são fundamentais para reforçar a imunidade e ajudar no funcionamento perfeito do organismo.

A microbiota intestinal é formada por mais de 400 espécies diferentes de bactérias. Ela evolui de acordo com a idade. Quando bebê, o intestino é estéril, mas logo após o nascimento ele começa a ser colonizado por várias bactérias, de acordo com a alimentação. As bactérias vivem ecologicamente em equilíbrio exercendo funções importantes, como digestão, síntese de vitaminas essenciais e proteção da mucosa. O intestino é o órgão relacionado com função imune mais importante do organismo: aproximadamente 60% das células imunológicas do organismo estão presentes na mucosa intestinal.

As bactérias maléficas querem dominar o ambiente e derrubar a saúde, já as benéficas brigam para varrer esses inimigos e manter o organismo funcionando bem. É uma guerra constante. A vitória delas depende da quantidade e da qualidade dessas bactérias boas (os probióticos), que para crescerem precisam se alimentar. É aí que entram os prebióticos, nutrientes necessários para a multiplicação delas.

Para uma boa saúde o ideal é ter um equilíbrio entre elas. Quando a microbiota está desequilibrada (o que chamamos de disbiose intestinal), há uma alteração da mucosa intestinal, levando a uma menor síntese e absorção de nutrientes, produção de substâncias tóxicas, inativação de enzimas, desenvolvimento excessivo de alergias, intolerâncias, entre outros problemas.

Vamos entender um pouco mais:

PROBIÓTICOS

Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos são bactérias que quando ingeridas na dose certa, chegam íntegras e ainda vivas ao intestino, equilibram a flora microbiana local e beneficiam o organismo de várias maneiras. O termo probiótico é proveniente do grego e significa para a vida.

É no intestino que se concentram as células de defesa do organismo. Por isso, cuidar bem dele significa investir em uma imunidade capaz de blindar o corpo contra vários tipos de doenças.

São ótimos tanto para prisão de ventre quanto para diarréia, pois equilibram a flora intestinal, facilitando a eliminação das fezes e combatendo bactérias maléficas.

Aumentam a absorção e a fixação dos nutrientes dos alimentos como o cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

Elevam os níveis de colesterol bom (HDL) e reduzem os do ruim (LDL).

Eles estão presentes nos leites fermentados e alguns iogurtes e bebida lácteas enriquecidos com culturas probióticas. As bactérias presentes no iogurte natural não são probióticas, pois não resistem à acidez do estômago e morrem antes de chegar ao intestino (apesar de beneficiarem o organismo por fabricarem ácido fólico e vitamina B12).

Também é possível consumir probióticos em pó (para diluir na água) ou em cápsulas, caso a pessoa tenha intolerância a leite e derivados. Como esses microorganismos normalmente são termossensíveis e têm vida curta, os alimentos e suplementos devem ser mantidos e consumidos refrigerados para conservar as propriedades.

São indicados inclusive para crianças, porém é necessário consultar um nutricionista para adequar as dosagens, pois o excesso pode ser prejudicial nesta faixa etária. Para gestantes eles são fundamentais para evitar infecções e prevenir a obstipação, muito frequente no pré e pós parto.

O mais importante é a regularidade, ou seja, consumir probióticos todos os dias, pois parte das bactérias vai embora com o bolo fecal e precisa ser sempre reposta a fim de manter a colonização ideal do intestino.

PREBIÓTICOS

São os nutrientes que favorecem o crescimento e atividade das boas bactérias no intestino. Constituídos de fibras que o organismo não digere, eles fermentam e viram alimento para os probióticos.

Além de serem fundamentais para a sobrevivência das bactérias boas no organismo, são um tipo de fibra, e, portanto, importantes para o trabalho do intestino. Elas também colaboram para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, e melhoram a absorção de nutrientes.

Onde encontrar: alho, cebola, chicória, aspargos e alcachofra são fontes de inulina, um tipo de fibra com ação prebiótica e que ainda aumenta a absorção de ferro dos alimentos e a fixação de cálcio nos ossos. Banana, aveia, centeio, cevada e mel contêm os frutooligossacarídeos (FOS), outro tipo de fibra desse grupo.

Para obter os benefícios, a ingestão deve ser de 5 a 10 gramas de inulina ou fos por dia, em torno de cinco porções de alimentos com esses nutrientes. Se ficar difícil por meio da dieta, deve-se consultar uma nutricionista para ver se é o caso de prescrever a suplementação em pó.

A prescrição de probióticos e prebióticos (na forma de alimentos ou suplementos) é parte importante nas minhas consultas, pois independente dos objetivos, eles ajudarão a melhorar os resultados e beneficiar a saúde.


0 thoughts on “PROBIÓTICOS E PREBIOTICOS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Bem Estar

PRECISAMOS TER MEDO DO SAL?

O sal sempre é polêmico. Será que precisamos ter medo dele? Já te respondo que não, o problema é o excesso (como sempre). A recomendação do seu consumo é de no máximo 5g ao dia Read more...

Curiosidades

A IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS

As fibras são componentes dos alimentos vegetais que os seres humanos não conseguem digerir através das secreções gastrointestinais. Elas ganharam nos últimos anos importância especial na prevenção de certas enfermidades (doença cardiovascular, câncer de cólon, diabetes, etc). Além Read more...

Alimentos

NÃO TENHA MEDO DO ARROZ

 O arroz é um cereal muito típico da nossa culinária. Muitas pessoas tem receio de consumi-lo, por medo de engordar. Mas com bom senso, sem exagerar na quantidade e fazendo uma boa escolha, ele pode Read more...