Hoje vou escrever um pouco sobre uma semente já muito conhecida e que é realmente uma grande aliada para nossa saúde e beleza.

A linhaça tem uma quantidade enorme de substâncias funcionais, aquelas que ultrapassam a função de nutrir, dando uma força extra ao corpo.

Ajuda a emagrecer, pois aumenta a saciedade e estimula o intestino. As fibras presentes na casca ainda reduzem o apetite e controlam os níveis de açúcar no sangue.

É considerada uma das maiores fontes vegetais de ômega-3, aquele que também é encontrado no salmão, aclamado como a grande fonte do mesmo. Possui também moderadas doses de ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que em harmonia com o ômega 3, reduzem o mau colesterol, o LDL.

Possui muitos antioxidantes, entre eles a vitamina E, que contribui para a renovação celular, e por isso, retarda todo o processo de envelhecimento do organismo, prevenindo inclusive o aparecimento de rugas.

Mas é a lignana, que faz da linhaça um alimento especialmente querido das mulheres. Considerada um fitoquímico (ou fito- hormônio), essa substância tem efeito semelhante ao do hormônio estrógeno, amenizando os sintomas da TPM e da menopausa.

Existem dois tipos: a dourada e a marrom. Ambas tem os mesmos nutrientes e poder antioxidante, mas o ideal é que ela seja orgânica devido aos metais tóxicos que podem estar presentes, e geralmente só encontramos a forma orgânica da dourada.

Para aproveitar tudo o que a semente tem de bom, é necessário abrandar a casca que a protege, o que pode ser feito de duas maneiras: deixa-la na água de molho por oito horas na geladeira (fica molinha mais fácil de ser quebrada com os dentes) ou triturá-la no liquidificador – bata a semente imediatamente antes do consumo e só a quantidade que vai ser usada. Isso evita que os efeitos benéficos se percam. Mas se não for possível, bata a quantidade para uma semana e guarde na geladeira em recipiente de vidro fechado.

Polvilhe no iogurte, nas frutas, nas saladas ou misture no arroz integral, no suco ou na massa do pão. Na verdade você pode adicioná-la onde quiser. Uma dica importante: a melhor forma de consumir é no calor úmido, devido a maior liberação das lignanas, portanto acrescentar ao feijão é uma ótima opção.

Se preferir a linhaça na forma de óleo, observe o rótulo, a semente deve ser prensada a frio. Use como tempero, mas não para cozinhar. Para disfarçar o sabor forte, junte um pouco de azeite de oliva para regar a salada ou finalizar um refogado. Óleo de milho ou girassol interfere no ômega 3, por isso, evite usa-los junto com a linhaça. O óleo também está disponível em cápsula, mas para isso o ideal é consultar um nutricionista para adequar a suplementação.

Porém, para garantir resultados efetivos é importante incluí-la sempre no cardápio. A medida indicada é uma colher de sopa por dia (no máximo duas). Só não abuse. Ela possui compostos que, em excesso, podem interferir na absorção de nutrientes. Também não é recomendada para gestantes.

Separei algumas receitinhas para usar a linhaça de forma bem gostosa ajudando o intestino a funcionar melhor:

RECEITA BÁSICA:

Deixar uma colher de sopa de linhaça em 1 copo com uns quatro dedos de água de um dia para o outro. Ao acordar bater a linhaça + a água com 1 copo de suco de fruta natural ou polpa congelada ou suco orgânico.

SUCO 1

Ingredientes:

– 1 ameixa-preta seca

– 2 fatias de abacaxi

– 3 folhas de hortelã

– 1 copo (200ml) de água

– 1 col. (sopa) de semente de linhaça

Preparo: deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador.  Beba sem coar. Rende 1 copo.

SUCO 2

Ingredientes:

– 5 ameixas-pretas secas

– 1 fatia de mamão formosa

– 1 laranja com bagaço (retire as sementes e a casca)

– 1 copo (200ml) de água

– 2 col. (sopa) de semente de linhaça

Preparo: coloque as ameixas na água e deixe hidratar por oito horas dentro da geladeira. Junte as ameixas e a água com todos os outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar. Rende 2 copos.

SUCO 3

Ingredientes:

– 1 pedaço de beterraba

– 1 pedaço de cenoura

– 1 pedaço de  pepino

– 1 pires (café) de agrião

– 1 pedaço pequeno de gengibre

– 1 copo de suco de laranja natural

– 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça.

Preparo: passe todos os ingredientes na centrífuga. Se usar o liquidificador coe antes de beber. Rende 1 copo.

GRANOLA

Ingredientes:

– 4 castanhas-do-pará

– 4 castanhas de cajú

– 4 nozes

– 4 col. (sopa) de semente de linhaça

Preparo: coloque os ingredientes no liquidificador (ou no mixer) e bata até quebrar os grãos. Polvilhe sobre as frutas picadas, iogurte ou suco. Rende 4 porções.

Categories: Alimentos

0 thoughts on “LINHAÇA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Alimentos

QUINOA

A quinoa é uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitaminas e minerais. Esse grão ainda tem outra qualidade: seus aminoácidos são combinados na medida certa para atender ás necessidades Read more...

Alimentos

TIRE O AÇÚCAR DA SUA VIDA

Tire o açúcar da sua vida e se beneficie com saúde e perda de peso!

Alimentos

MARACUJÁ

O maracujá sempre teve a fama de calmante, com o tempo descobriu-se que ele tem o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas aos Read more...