Os alimentos orgânicos atualmente deixaram de ser apenas frutas, verduras e legumes. Agora encontramos queijo, carne, frango, chás, cereais, sucos e até vinho. Esses alimentos poupam o corpo dos resíduos químicos que normalmente acompanham os alimentos convencionais, e alguns estudos mostram que eles são mais nutritivos. O cultivo dos orgânicos também é menos agressivo ao meio ambiente. É crescente o número de feiras orgânicas, principalmente aqui em São Paulo.

Os vegetais e frutas orgânicos contém mais minerais e fitoquímicos (substâncias que protegem o organismo). Isso porque como não se utiliza agrotóxico para manter longe as pragas, insetos e outros agressores dos vegetais, as plantas têm que se defender sozinhas, e para isso produzem substâncias que em nosso corpo têm efeito protetor.

Não há dúvida que, ao preferir os produtos orgânicos, evitamos o consumo de resíduos químicos, comuns nas frutas e hortaliças pulverizadas com defensivos agrícolas. A Anvisa – Agência de Vigilância Sanitária – constatou uma concentração de agrotóxicos acima do limite de tolerância dos alimentos coletados em grandes redes de supermercados, além do uso de defensivo agrícola inadequado em alguns deles. Os agrotóxicos são substâncias que ao longo do tempo, podem ser acumuladas no organismo. E os prejuízos nem sempre são visíveis e podem vir a longo prazo.  No caso da carne bovina e do frango orgânicos, o animal não pode ser criado com hormônio ou antibiótico e os animais só podem receber as vacinas obrigatórias.

Os orgânicos também são muito mais gostosos. Dá para sentir diferença no aroma, na textura e no sabor, mais intenso e verdadeiro. Já as verduras e legumes são mais firmes e crocantes. Outra vantagem é a durabilidade. Na geladeira os orgânicos podem se manter perfeitos por até 15 dias. Os cultivados com agrotóxicos se deterioram em uma semana. Ás vezes não são tão bonitos, o que é sinal de defesa contra agressores da natureza. Não é porque o alimento não está brilhando que ele não é bom, ao contrário, é melhor!

Como não podemos encontrar todos os alimentos que gostaríamos na forma orgânica, o ideal é substituir os itens mais suscetíveis aos agrotóxicos:

Risco alto:

Alface, maçã, pêssego, papaia, figo, batata, tomate, morango. Bastante sujeitos ao ataque de pragas e doenças, recebem uma grande quantidade de substâncias químicas.

Risco médio:

Arroz, beterraba, cenoura, alho, banana, manga, abacaxi, laranja, melancia, mamão e maracujá. Esses itens têm um ciclo mais curto de cultivo, e por isso, a quantidade de aplicações de defensivos químicos é menor em comparação á lista anterior.

Risco baixo:

Feijão, caqui, abacate, acerola, tangerina e nêspera. Têm um ciclo de cultivo mais curto, recebendo menos agrotóxicos.

Vale ressaltar que se você não tem condições de comprar os vegetais orgânicos, não deixe de consumir frutas, verduras e legumes, pois apesar dos efeitos dos agrotóxicos eles contém substâncias (antioxidantes, fitoquímicos) que ajudam a combater os malefícios desses produtos químicos.

É importante também lembrar de higienizar muito bem todos esses alimentos: lavar em água corrente, se possível com escovinha no caso de legumes e frutas, deixar de molho em soluções próprias para esse fim e enxaguar para retirar o produto. Assim você evita qualquer tipo de contaminação.

Infelizmente existem pessoas de má fé que vendem produtos orgânicos sem os ser… saber a procedência do alimento é fundamental!

Categories: Alimentos

0 thoughts on “ALIMENTOS ORGÂNICOS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Alimentos

TIRE O AÇÚCAR DA SUA VIDA

Tire o açúcar da sua vida e se beneficie com saúde e perda de peso!

Alimentos

LINHAÇA

Hoje vou escrever um pouco sobre uma semente já muito conhecida e que é realmente uma grande aliada para nossa saúde e beleza. A linhaça tem uma quantidade enorme de substâncias funcionais, aquelas que ultrapassam Read more...

Alimentos

ABACATE

O abacate durante muito tempo foi visto como um vilão. Teve a fama de engordar e aumentar o colesterol. Mas a verdade é que ele um grande aliado à saúde: protege o coração, ajuda a Read more...