O consumo de café  estimula a concentração mental, auxilia no combate à depressão e às doenças coronárias, diminui o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, Parkinson e Alzheimer. É coadjuvante também no processo de emagrecimento por ser termogênico, estimulando o metabolismo. Se consumido antes da atividade física contribui para um melhor desempenho

  O café contém sais minerais, vitaminas e cafeína, mas com a torrefação praticamente tudo se perde, exceto a cafeína que se concentra, aumentando suas propriedades estimulantes.

 É uma fonte de antioxidantes e pode contribuir para a ingestão de polifenóis e flavonoides que atuam como anti-inflamatórios.

Os principais tipos de café são:

        – Expresso: é uma bebida preparada através da passagem de água muito quente sob alta pressão pelo café moído. Contém Kaeol e Cafestol – gorduras que podem aumentar o colesterol.

         – Coado: preparado através da adição de água ao pó com o auxílio de filtro de papel que retém as gorduras do café

 O ideal é consumir o café puro, sem adição de açúcar e adoçantes.

A quantidade de cafeína depende da porção de pó, tipo de produto e o processo de seu preparo. Além da variedade da planta, método de cultivo, condições de crescimento, aspectos genéticos e sazonais.

 Uma quantidade segura a ser consumida é de no máximo três xícaras pequenas ao dia.  Não deve ser ingerido próximo às refeições, pois atrapalha a absorção de alguns nutrientes, principalmente cálcio e ferro.

Claro que o excesso não é interessante, portanto temos que limitar as quantidades ao dia. A cafeína em excesso pode aumentar a ansiedade, a irritabilidade, contribuir para a piora de problemas estomacais, pois é irritante de mucosa, atrapalhar a absorção de nutrientes e o sono, além de provocar agitação.

Um abraço e até o próximo post.

Categories: Alimentos

0 thoughts on “CAFÉ”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Alimentos

ABACATE

O abacate durante muito tempo foi visto como um vilão. Teve a fama de engordar e aumentar o colesterol. Mas a verdade é que ele um grande aliado à saúde: protege o coração, ajuda a Read more...

Alimentos

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Os alimentos orgânicos atualmente deixaram de ser apenas frutas, verduras e legumes. Agora encontramos queijo, carne, frango, chás, cereais, sucos e até vinho. Esses alimentos poupam o corpo dos resíduos químicos que normalmente acompanham os Read more...

Alimentos

FRUTAS SECAS E OLEAGINOSAS

Hoje a dica é para aqueles momentos que bate aquela fome, e que queremos comer algo mas não sabemos o quê. As frutas secas e as oleaginosas são excelentes opções para pequenos lanches nos intervalos Read more...