O consumo de café estimula a concentração mental, auxilia no combate à depressão e às doenças coronárias, diminui o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, Parkinson e Alzheimer. É coadjuvante também no processo de emagrecimento por ser termogênico, estimulando o metabolismo. Se consumido antes da atividade física contribui para um melhor desempenho
O café contém sais minerais, vitaminas e cafeína, mas com a torrefação praticamente tudo se perde, exceto a cafeína que se concentra, aumentando suas propriedades estimulantes.
É uma fonte de antioxidantes e pode contribuir para a ingestão de polifenóis e flavonoides que atuam como anti-inflamatórios.
Os principais tipos de café são:
– Expresso: é uma bebida preparada através da passagem de água muito quente sob alta pressão pelo café moído. Contém Kaeol e Cafestol – gorduras que podem aumentar o colesterol.
– Coado: preparado através da adição de água ao pó com o auxílio de filtro de papel que retém as gorduras do café
O ideal é consumir o café puro, sem adição de açúcar e adoçantes.
A quantidade de cafeína depende da porção de pó, tipo de produto e o processo de seu preparo. Além da variedade da planta, método de cultivo, condições de crescimento, aspectos genéticos e sazonais.
Uma quantidade segura a ser consumida é de no máximo três xícaras pequenas ao dia. Não deve ser ingerido próximo às refeições, pois atrapalha a absorção de alguns nutrientes, principalmente cálcio e ferro.
Claro que o excesso não é interessante, portanto temos que limitar as quantidades ao dia. A cafeína em excesso pode aumentar a ansiedade, a irritabilidade, contribuir para a piora de problemas estomacais, pois é irritante de mucosa, atrapalhar a absorção de nutrientes e o sono, além de provocar agitação.
Um abraço e até o próximo post.
0 thoughts on “CAFÉ”